terça-feira, abril 14, 2009

Até os leigos se rendem a Web


No dia 02 de abril de 2009 às 19h00, foi realizada uma palestra no auditório do Centro Universitário Newton Paiva, com o Jornalista Ricardo Noblat, para os alunos do 6º período de Jornalismo sobre o lançamento de seu livro "O que é ser jornalista?". Além da presença do jornalista conceituado, que relatou aos jovens toda a sua vivencia no jornalismo, suas dificuldades, suas angustias, seus medos, receios e suas alegrias, a palestra contou ainda com a presença do jornalista e editor da revista Cibercultura Guilherme Kujausky, e do entrevistador Claudiney Ferreira. O foco da entrevista realizada foi a maneira que, após anos de profissão, com uma extensa carreira desde a vivencia como repórter de revistas e jornais conceituados a editor, Noblat deixou-se levar pela famosa tentação da WEB, criando, assim, um blog que é um dos mais acessados do Brasil.

A entrevista é conduzida de forma que o jornalista vai relatando toda sua experiência, suas memórias profissionais, a forma em que se chegou à criação de um blog e até mesmo sobre as dificuldades no mercado de trabalho. Durante a conversa, Noblat ainda se diz leigo no que se diz respeito ao mundo digital e que, a principio, imaginava o blog como um diário de adolescentes. Foi então que, aos poucos, foi clareando mais suas idéias e percebeu que através da web poderia adquirir mais espaço e retorno sobre suas convicções e opiniões. Falou ainda sobre as vantagens que um mundo virtual possui que são bem maiores e reconhecidas do que as do mundo “impresso”, uma vez que tem públicos mais interessados, que interagem com o “blogueiro”, que postam e comentam, sobre suas matérias, dando assim mais vida a suas reportagens.

O Jornalista afirma que para produzir na web é preciso ter atenção e que teve que se adaptar a um novo mundo, na forma de falar, escrever, enfim, se adaptar ao ciberespaço. Hoje, o jornalista o atualiza diariamente, comenta, discute, aproveita informações dos leitores, checa a veracidade das informações. E, segundo ele, a inovação tende a ser seguida desde a maneira de falar, escrever e publicar, seja no jornal impresso ou na web. “A receita do jornal impresso está superada desde a gestão até a linguagem, o que tem que haver é uma grande mudança.”

Carine Fidelis

Nenhum comentário:

Postar um comentário